A ZEN | Notícias

HOME A ZEN Notícias

ZEN é vencedora do Troféu Onda Verde

institucional
ZEN é vencedora do Troféu Onda Verde

Troca de Atmosfera nos Fornos do Setor de Tratamento Térmico é case de sucesso da edição 2018 do Prêmio Expressão de Ecologia

 

Pelo terceiro ano a ZEN SA vence o Troféu Onda Verde, do Prêmio Expressão de Ecologia, que é a maior premiação ambiental do Sul do Brasil. Este ano, a empresa foi reconhecida na categoria “Controle de Poluição”, por meio do case “Troca de Atmosfera nos Fornos do Setor de Tratamento Térmico”. A cerimônia foi realizada na sexta-feira, 31 de agosto, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2018, em Florianópolis.

 

O case vencedor do 25º Prêmio Expressão de Ecologia, que reúne e avalia projetos ambientais em andamento ou já executados na região Sul do Brasil, teve como missão ajudar a eliminar riscos nos processos produtivos por meio da implantação de tecnologias. Na ZEN, o processo de cementação e de têmpera, cujo objetivo é aumentar a resistência dos componentes fabricados e, consequentemente, elevar sua vida útil, foi otimizado. A intenção foi emitir menos gases na atmosfera. “A eficiência do forno foi mantida, porém a quantidade de gases necessários para este processo foi reduzida. Com menos trocas de gases, conseguimos alcançar os mesmos resultados em qualidade”, explica o analista de desenvolvimento de processo, Edesio Peirão.

 

Hoje, a empresa conta com cinco fornos ajustados com a tecnologia. "Ficamos muito felizes em conquistar novamente o troféu Onda Verde, pois o projeto contemplado este ano já reduziu as emissões de gases em 48% de abril até agora", conta Kenia Melissa Rovaris, supervisora de Segurança, Meio Ambiente e Saúde. De acordo com Kenia, a previsão é que até o fim do ano todos os 10 fornos da empresa estejam finalizados. Quando concluídas todas as etapas, a redução atingirá 74%, beneficiando ainda mais o meio ambiente.

 

O Prêmio

Criado em 1993 pela Editora Expressão, o Prêmio Expressão de Ecologia divulga as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentiva que outras sigam o mesmo caminho. Desde então, a premiação continua incentivando o aumento da conscientização ambiental de empresários e ambientalistas. Tornou-se a maior premiação ambiental do país no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente. Em 25 anos de realização, já registrou 2.643 cases inscritos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul.

Voltar