A ZEN | Notícias

HOME A ZEN Notícias

ZEN ajuda a retirar 2,5 toneladas de lixo do rio Itajaí-Mirim

institucional
ZEN ajuda a retirar 2,5 toneladas de lixo do rio Itajaí-Mirim

Ação de responsabilidade ambiental celebra o Dia Mundial da Água

Funcionários da ZEN ajudaram voluntariamente a ação de retirada de aproximadamente 2,5 toneladas de lixo descartado de forma irregular no rio Itajaí-Mirim. A quinta edição do evento conhecido como “Descida do Rio Itajaí-Mirim” foi organizada pela Fundema (Fundação Municipal de Meio Ambiente) e pela Defesa Civil do município, junto a empresas parceiras, como a ZEN. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março) e tem como objetivo promover a preservação ambiental e a sua conscientização.

O evento contou com a participação de moradores da cidade de Brusque, entre os quais estavam colaboradores da ZEN e seus familiares. Os voluntários, que se inscreveram antecipadamente no portal da prefeitura, percorreram aproximadamente 15 quilômetros do rio Itajaí-Mirim, que abastece a cidade, utilizando botes e coletes salva-vidas do órgão governamental. Os participantes também puderam usar embarcações próprias como caiaques e stand up paddles. Entre o material coletado estavam pneus, garrafas pet e latas. 

“Esta é a segunda vez que a ZEN participa deste evento. Com isso, exercemos nosso papel de empresa cidadã e ajudamos a conscientizar a população sobre os impactos que o descarte incorreto de resíduos pode causar ao meio ambiente”, afirma a supervisora de Segurança, Meio ambiente e Saúde, Kenia Melissa Rovaris.  

O trecho percorrido para a limpeza considerou o bairro Cristalina até o Jardim Maluche, onde está localizada a central de captação de água da cidade. Em alguns pontos, os funcionários da SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) fizeram a coleta de amostras da água para posterior análise de qualidade. 

Ações na fábrica

A ZEN também preparou uma exposição interna sobre o tema “Dia de Conscientização Sobre Mudanças Climáticas”, comemorado no dia 16 de março. Por meio de textos e ilustrações, os colaboradores tiveram a oportunidade de entender o que é e quais são os impactos provocados pelo aquecimento global, como a elevação do nível do mar e a intensificação de fenômenos meteorológicos - tempestades severas, vendavais, ondas de calor, secas prolongadas -, entre outros.   

Além disso, a importância da preservação do meio ambiente tem sido tema de alguns dos DDSMS (Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde). Todos os dias, cinco minutos antes de iniciarem suas atividades, os colaboradores da ZEN se reúnem para discutir e trocar ideias sobre um assunto específico, que é determinado de acordo com as necessidades da empresa e da comunidade local.

Voltar

Aviso:

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência online. As informações detalhadas sobre o uso de cookies deste site estão disponíveis em nossa Declaração de Privacidade. Ao continuar acessando o site você concorda com a nossa Declaração de Privacidade. Em caso de dúvidas, contate o nosso DPO no privacidade@zensa.com.br.