A ZEN | Notícias

HOME A ZEN Notícias

ZEN inicia fornecimento de polias de roda livre de alternador para o mercado original

ZEN inicia fornecimento de polias de roda livre de alternador para  o mercado original

Com tecnologia e produção 100% nacionais, empresa destaca-se por ser a única fabricante brasileira do componente

 

Agora os veículos das principais montadoras instaladas no Brasil são equipados com polias de roda livre de alternador produzidas pela ZEN. Isso porque a autopeça catarinense está fornecendo a peça para uma fabricante mundial de alternadores. Com tecnologia e produção 100% nacionais, a empresa é a única fabricante brasileira de polias para o mercado original.

 

A função da polia de alternador é transmitir o torque do motor do veículo para o alternador por meio de uma correia, transformando a energia mecânica em elétrica para carregar a bateria.
 
Há alguns anos, os veículos vinham equipados somente com polias rígidas. Com o avanço tecnológico houve uma evolução da peça: a polia de roda livre, que contém diversos componentes internos que permitem que o rotor da peça gire livremente nos casos de desacelerações bruscas ou paradas do propulsor. Com isso, se evita que a correia “escorregue” e apresente o famoso “grilado”, aquele som similar ao de um grilo – daí a origem do termo. Esta polia também aumenta a vida útil dos acessórios, como o tensionador, além de contribuir na redução de vibrações do motor.
 
A demanda desse componente aumentou com a crescente produção de veículos três cilindros no Brasil, como por exemplo, o Hyundai HB20, Ford Ka, Volkswagen UP!, FOX, Fiat Uno, Mobi e Argo e Renault Sandero, entre outros. É que esse motor tende a vibrar mais em relação aos de quatro cilindros e a polia de roda livre foi uma das soluções encontradas para reduzir as vibrações do motor. Antes, era encontrada principalmente em aplicações comerciais e em veículos equipados com motores diesel, como o GM S10.
 
Desde 2005, a ZEN já produziu mais de quatro milhões de polias e já conta com mais de 200 itens no portfólio.
 
Para atender ao aumento da demanda na fabricação desse componente, a ZEN fez investimentos em novos equipamentos e no aprimoramento dos processos para assegurar os níveis de qualidade e segurança. “A excelência dos produtos da marca já é reconhecida pelo mercado. Prova disso é a presença da empresa nos cinco continentes. As peças produzidas em Brusque (SC) são exportadas para mais de 50 países”, afirma Acácio Freitas, Coordenador de Marketing.
Voltar