A ZEN | Notícias

HOME A ZEN Notícias

ZEN conquista Prêmio Kaizen Lean

institucional
ZEN conquista Prêmio Kaizen Lean

Sistema de Manufatura ZEN é reconhecido como exemplo de excelência em melhoria contínua e presidente da empresa recebe título de embaixador Kaizen no Brasil

 

A fabricante de autopeças ZEN SA é vencedora do Prêmio Kaizen Lean, promovido pelo Kaizen Institute. A companhia foi reconhecida este ano na categoria Excelência no Sistema de Melhoria Contínua, com o case relacionado ao Sistema de Manufatura ZEN (SMZ). O Kaizen Institute também concedeu ao presidente da empresa, Gilberto Heinzelmann, o título de Embaixador Kaizen no Brasil. A premiação aconteceu em 11 de setembro, em cerimônia realizada em São Paulo.

 

Os Prêmios Kaizen Lean e Embaixador Kaizen homenageiam todo ano as empresas e o executivo que são destaques na gestão voltada à excelência dos negócios, utilizando os conceitos da melhoria contínua como princípio. O Kaizen Institute é uma organização que atua em mais de 35 países e busca a eliminação de desperdícios nas companhias.

 

Desde 2012, a ZEN SA desenvolve um processo robusto de melhoria contínua na organização.  A empresa já foi reconhecida como finalista no Prêmio Kaizen Lean em 2016 e 2017. Comprovando mais uma vez o compromisso da ZEN com o zero desperdício, o Kaizen Institute também homenageou com o Prêmio Embaixador Kaizen o presidente da empresa, Gilberto Heinzelmann, pela consistência do trabalho realizado na companhia.  Esta é a primeira vez que o prêmio de uma das três categorias do Kaizen Lean e o título de Embaixador vão para a mesma empresa.

 

“Foco nas pessoas e nos comportamentos esperados, planejamento, disciplina, ética e persistência de propósito foram alguns dos elementos chaves que tornaram possível a evolução conquistada até o momento. Mantermos a trajetória de melhoria contínua dependerá de nossa humildade em saber que estamos apenas no início da jornada, ainda com muito por fazer. Devemos também ter em mente que a bússola e o juiz de nosso desempenho será sempre a satisfação de nosso cliente final”, enfatizou o presidente.

 

Projeto

O objetivo do Sistema de Manufatura ZEN (SMZ) é padronizar a manufatura com total envolvimento do colaborador em busca da excelência operacional. O SMZ considera que cada posto de trabalho deve ser certificado em sete pilares, monitorados por meio de cinco indicadores fundamentais para a manufatura da empresa. Colaboradores, tanto da produção quanto das áreas de apoio, implementam essas diretrizes por meio de um sistema de certificação, que consiste em auditorias e planos de ação. Ao final, cada centro de trabalho recebe um selo de aprovação que atesta o cumprimento de padrões de alto nível de qualidade, segurança e produtividade. "Nosso Sistema de Manufatura evolui por meio da cultura do zero desperdício na organização. Isto é fundamental para alcançarmos resultados dentro de um ambiente tão competitivo e desafiador, como o da indústria automotiva”, ressalta o diretor Industrial da ZEN, Eduardo Bertolini.

Voltar