A ZEN | Notícias

HOME A ZEN Notícias

ZEN é uma das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo terceiro ano consecutivo

institucional
ZEN é uma das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo terceiro ano consecutivo

A ZEN SA está entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil em 2018. Pelo terceiro ano consecutivo, a fabricante de autopeças instalada em Brusque (SC) figura num dos mais importantes rankings brasileiros, que contempla as empresas destaques em gestão de pessoas e que apresentam ótimo clima organizacional. O Guia Você S/A – As 150 Melhores Empresas para Trabalhar, pesquisa realizada pela equipe da Revista em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), classificou a ZEN em primeiro lugar entre as empresas de médio porte na categoria Indústria Automotiva. 

 

“Nossa visão está centrada em buscarmos a preferência de nossos clientes e o orgulho de nossa equipe. Sem dúvida a premiação comprova que estamos no caminho certo”, salienta Gilberto Heinzelmann, presidente da ZEN SA. A empresa possui atualmente cerca de mil colaboradores. Os temas que mais chamam atenção no levantamento realizado para a entrada no ranking, com melhores percentuais e notas acima da média, estão relacionados à qualidade dos produtos, à preocupação com sustentabilidade e principalmente ao orgulho de pertencer à empresa.   

 

Colaboradores valorizam trabalho e reconhecem ações promovidas pela ZEN

 

Afirmações como “Tenho orgulho de dizer a parentes e amigos que trabalho nesta empresa” eOs produtos e serviços de minha empresa são muito importantes para nossa sociedade” foram validadas pela quase totalidade dos colaboradores. O envolvimento das equipes com o Sistema de Manufatura ZEN contribui para o comprometimento com qualidade e produtividade, o que refletiu nas respostas dos colaboradores na pesquisa e vai ao encontro do índice de satisfação dos clientes, que beira os 95%. A empresa também comemora internamente todos os prêmios conquistados, como os promovidos pelo conceituado Kaizen Institute, que neste ano atestou a excelência da ZEN em melhoria contínua e concedeu ao seu presidente o título de Embaixador Kaizen.



Os colaboradores, sendo 93% dos entrevistados, apontaram as boas práticas de segurança do trabalho e saúde ocupacional adotadas pela empresa, que possui uma CIPA atuante e várias campanhas de conscientização durante o ano. A maioria também afirma que gostaria de permanecer na ZEN por mais de 10 anos, sendo que 39% dos colaboradores de várias faixas etárias têm como objetivo se aposentar na empresa. A ZEN avalia que este resultado é decorrente de uma cultura organizacional que valoriza comportamentos como colaboração e autodesenvolvimento.

 

“Acreditamos no crescimento de nossos talentos internos. Prova disso é que, somente em 2018, 15% dos colaboradores foram promovidos ou selecionados para oportunidades em outras áreas”, aponta a gerente de Recursos Humanos, Schirlei Knihs Freitas. A empresa também promove programas de educação com participação voluntária, como o Curso Agente Lean, que dissemina a filosofia da melhoria contínua e já capacitou mais de 200 colaboradores.

 

"Pelo terceiro ano consecutivo nossos colaboradores têm conferido ótimas notas à empresa em quesitos importantes como a sustentabilidade", comenta Schirlei. Quase 95% dos entrevistados apontaram que a empresa promove o envolvimento com a comunidade local e se preocupa com a responsabilidade ambiental.

 

Os colaboradores reconhecem que a ZEN apresenta ações para minimizar impactos ambientais e, sobretudo, promover o uso racional dos recursos naturais. A empresa catarinense adota medidas que reduzem a geração de resíduos e consomem menos água e energia elétrica. A companhia também é signatária do “Movimento Nacional ODS Nós Podemos”, rede reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que propõe 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável.

Voltar