A ZEN | Notícias

HOME A ZEN Notícias

ZEN S.A. representa Brasil em premiação mundial.

ZEN S.A. representa Brasil em premiação mundial.

A ZEN SA, indústria automotiva sediada em Brusque (SC), representará o Brasil na primeira edição do Global KAIZEN™ Award, que ocorrerá em 14 de novembro, na Itália. Promovida pelo KAIZEN™ Institute, esta é uma das mais importantes premiações mundiais destinada a reconhecer práticas de melhoria contínua aplicadas por meio da Filosofia Lean. Em cerimônia realizada em São Paulo nesta terça-feira, dia 27, a ZEN também acaba de conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar em uma das categorias da edição nacional do Prêmio.

Na foto ao lado, Daniel Lorenzon, supervisor do Sistema de Gestão, e André Luiz Zen, membro do Conselho de Administração, representaram a ZEN na cerimônia de premiação do KAIZEN™ Lean Brasil em 2019.

 “Tenho a convicção que o Brasil tem um caminho longo em termos de melhoria de sua competitividade. O que podemos fazer, e que está somente sob nossa responsabilidade, começa do portão para dentro de nossas organizações. Reduzir perdas e desperdícios, conseguir fazer mais com muito menos, eliminar retrabalhos e maximizar a utilização de nossos ativos depende apenas de nós. A filosofia e as ferramentas do Lean, o Kaizen (melhoria contínua), tem amplo potencial para colocar o Brasil em outro patamar de competitividade global. Sua utilização mais conhecida e propagada está nos processos de manufatura, no chão das fábricas. Entretanto, os mesmos conceitos se aplicam nos mais diversos segmentos de atividade, como exemplo: hospitais, agronegócio, setor de serviços e áreas administrativas em geral. Muito orgulha a todos nós da ZEN, podermos representar o Brasil nesta premiação global do Kaizen Institute, e contribuir para disseminação das iniciativas de excelência operacional que ele representa”, comenta o Presidente da ZEN SA, Gilberto Heinzelmann.

A empresa catarinense foi indicada ao Global KAIZEN™ Award pelo case relacionado ao Sistema de Manufatura ZEN (SMZ), vencedor da principal categoria da edição brasileira do Prêmio em 2018. Para ser aceito como finalista da edição global, o case passou por nova avaliação e aprovação de outras filiais do KAIZEN™ Institute no mundo. Além da ZEN SA, concorrem seis representantes de diferentes países: Ducati Motor Holding (Itália), Galp (Portugal), Grupa Kapitałowa PKP Energetyka (Polônia), LEONI Kerpen GmbH (Alemanha), Royal FloraHolland (Holanda) e Zoetis (Espanha).

o sistema de manufatura

O Sistema de Manufatura ZEN padronizou a produção com total envolvimento dos colaboradores em busca da excelência operacional.

“Representar as empresas brasileiras que se dedicam no processo de transformação Lean é um grande orgulho para nosso time, que trabalhou intensamente nos últimos cinco anos para desenvolver o nosso Sistema de Manufatura. Agradecemos ao KAIZEN™ Institute do Brasil por acreditar no nosso trabalho e proporcionar essa alegria a todos os colaboradores da ZEN. Esperamos, com a nossa presença na etapa global do Prêmio KAIZEN, inspirar outras empresas e organizações do Brasil a se lançarem nesta jornada de transformação Lean”, comemora o diretor de Operações da ZEN, Eduardo Bertolini.

O KAIZEN™ Institute atua em mais de 30 países e busca disseminar a cultura da eliminação de desperdícios nas organizações. Anualmente, seus escritórios regionais concedem o Prêmio KAIZEN™ Lean em diferentes categorias. No Brasil, a premiação é realizada há quatro anos em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fundação Vanzolini e Instituto Mauá de Tecnologia.

Em todas as edições nacionais do Prêmio a ZEN esteve presente entre as finalistas. Em 2018, além de vencer a categoria “Excelência no Sistema de Melhoria Contínua”, o presidente da empresa, Gilberto Heinzelmann, recebeu o título de Embaixador KAIZEN™ pela consistência do trabalho realizado na gestão voltada à excelência no negócio. Já em 2019, o KAIZEN™ Institute Brasil concedeu novamente o primeiro lugar à ZEN, desta vez na categoria “Excelência na Estratégia de Crescimento”. O case apresentou como a produção baseada na Filosofia Lean, juntamente com uma estratégia de vendas eficiente, garantiu entre 2013 e 2018 a competitividade num mercado até então pouco explorado pela empresa, o de polias e tensores.


Filosofia Lean como estratégia de negócio

 Desde 2012, a ZEN SA desenvolve um processo robusto de melhoria contínua.  A empresa decidiu adotar a Filosofia Lean como estratégia de negócio, o que resultou em uma evolução significativa de importantes indicadores. O Custo de Não Qualidade (CNQ) teve redução de mais de 80%, a produtividade aumentou 30% e o tempo de produção passou de 80 para atuais 18 dias. Para padronizar a manufatura com base nos conceitos da Filosofia Lean, em 2017 a companhia lançou um sistema próprio.

 O Sistema de Manufatura ZEN (SMZ) considera que cada posto de trabalho deve ser certificado em sete pilares, monitorados por meio de cinco indicadores fundamentais para a manufatura da empresa. Colaboradores, tanto da produção quanto das áreas de apoio, implementam essas diretrizes por meio de um sistema de certificação, que consiste em auditorias e planos de ação. Ao final, cada centro de trabalho recebe um selo de aprovação que atesta o cumprimento de padrões de alto nível de qualidade, segurança e produtividade.

Voltar

Aviso:

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência online. As informações detalhadas sobre o uso de cookies deste site estão disponíveis em nossa Declaração de Privacidade. Ao continuar acessando o site você concorda com a nossa Declaração de Privacidade. Em caso de dúvidas, contate o nosso DPO no privacidade@zensa.com.br.