A ZEN | Notícias

HOME A ZEN Notícias

ZEN S.A. conquista Prêmio KAIZEN™ Lean Brasil pelo 3º ano consecutivo

institucional
ZEN S.A. conquista Prêmio KAIZEN™ Lean Brasil pelo 3º ano consecutivo











Indústria catarinense é destaque em práticas de melhoria contínua, eficiência nas operações e produtividade

Reconhecida como modelo na aplicação da metodologia Lean na indústria, a fabricante de autopeças ZEN SA recebeu o primeiro lugar do Prêmio Kaizen Lean Brasil na categoria Excelência na Produtividade em 2020. Ao todo foram 120 projetos inscritos de 60 empresas brasileiras, tendo a catarinense ZEN como uma das 14 finalistas entre outras grandes companhias como Claro, DHL Supply Chain, Yamaha, Johnson & Johnson e Banco Itaú. A cerimônia de premiação aconteceu virtualmente em 01 de dezembro.

 

"Nos últimos anos desenvolvemos um sistema de manufatura robusto, baseado na Filosofia Lean, o que nos deu base para fortalecermos a cultura da melhoria contínua na ZEN. Hoje nossas equipes elaboram projetos muito bem fundamentados, que nos surpreendem a cada ano. Por isso, para nós, conquistar o Prêmio Kaizen pelo terceiro ano consecutivo em diferentes categorias é principalmente o reconhecimento de um trabalho árduo, focado no desenvolvimento de pessoas para o alcance de resultados", comemora o Diretor de Operações e COO da ZEN, Eduardo Bertolini.

 

Kaizen Lean Brasil é o mais importante prêmio de reconhecimento das práticas de melhoria contínua nas empresas. É promovido pelo KAIZEN™ Institute, que atua em mais de 30 países, em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a Fundação Vanzolini, o Instituto Mauá de Tecnologia e a Fundação Instituto de Administração (FIA). Em todas as cinco edições nacionais da premiação a ZEN SA foi indicada como finalista. Venceu uma das categorias por três vezes (2018, 2019 e 2020) e, com o case Sistema de Manufatura ZEN, garantiu o segundo lugar na edição global em 2019, atrás apenas da portuguesa Galp e na frente da italiana Ducati Motor Holding. O presidente e CEO da ZEN, Gilberto Heinzelmann, também recebeu o título de Embaixador KAIZEN™ em 2018.

 

Excelência na Produtividade

Em 2020 a ZEN foi reconhecida pelo case Gestão de Produtividade pelo Nivelamento de Demanda. Com um sistema de manufatura robusto e buscando alcançar patamares de excelência na produtividade, a empresa otimizou recursos e melhorou os balanceamentos de trabalho padronizado, orientados pela demanda do cliente e pelas premissas do negócio. Com isso, a ZEN desenvolveu uma metodologia própria, o coeficiente de carga máquina, que garantiu a utilização da mão de obra aos níveis máximos de aproveitamento, o que resultou em 2019 em um ganho de produtividade de cerca de 15% em relação aos centros de trabalho onde o coeficiente não foi aplicado.



 

Voltar

Aviso:

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência online. As informações detalhadas sobre o uso de cookies deste site estão disponíveis em nossa Declaração de Privacidade. Ao continuar acessando o site você concorda com a nossa Declaração de Privacidade. Em caso de dúvidas, contate o nosso DPO no privacidade@zensa.com.br.